Ética nos negócios

A J. Ferres está empenhada em manter os mais altos padrões de ética na condução de seus negócios e de seu relacionamento com clientes, colaboradores, fornecedores, concorrentes e a comunidade onde opera. Cada funcionário deve fazer a sua parte para garantir que estas normas sejam mantidas pelo cumprimento dos Princípios da Empresa e com o Código de Ética e Conduta em todas as atividades, prontamente relatando qualquer irregularidade à Empresa e compreender todos os regulamentos e leis aplicáveis a tais atividades.

Corrupção e Suborno

- Oferecer e receber presentes, são uma prática habitual nos negócios para estreitar relacionamentos comerciais e é aceitável, desde que os presentes sejam lícitos, apropriados e razoáveis em valor;
- Não se deve receber ou oferecer presentes em dinheiro;
- Não é permitido oferecer presentes de qualquer natureza a funcionários do governo municipal, estadual ou federal;
- É proibido oferecer gorjetas, propinas, presentes, favores ou qualquer outro tipo de benefício para prepostos de clientes e fornecedores com a finalidade de obter um contrato ou vantagem comercial;
- Não é permitido aceitar presentes, favores, serviços, divertimento e a recusa deve ser imediata.

Condições de Trabalho

Trabalho infantil e jovens trabalhando

O trabalho infantil consiste em trabalho cuja natureza e intensidade impede o acesso de crianças à educação, prejudica sua saúde física e/ou mental e seu desenvolvimento dentro do ambiente familiar, privando-as da infância e de autoestima.

A Constituição Federal, em seu artigo 7º, proíbe no Brasil o trabalho noturno, perigoso ou insalubre aos menores de 18 anos e qualquer trabalho aos menores de 16 anos, salvo na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos.

Trabalho forçado

O trabalho forçado se refere a situações em que as pessoas são coagidas a trabalhar através do uso de violência ou intimidação, ou até mesmo por meios mais sutis, como servidão por dívidas, a retenção de documentos de identidade ou ameaças de denúncias às autoridades de imigração.

Liberdade de associação

Os funcionários precisam estar dispostos a comunicar-se com a gerência sobre condições de trabalho sem medo de represálias, intimidações ou assédio. Os trabalhadores devem ter o direito de associar-se livremente, para se filiarem ou não aos sindicatos, buscando representação e se juntando aos conselhos de trabalhadores, de acordo com as leis locais.

Salários e Benefícios

Remuneração e benefícios devem ser competitivos e cumprir com legislação local, incluindo as relativas aos salários mínimos, horas extras, adicional noturno, etc. e benefícios legalmente obrigatórios.

Horas de Trabalho

As horas de trabalho, incluindo horas extras, devem cumprir com as leis locais.

Assédio e Discriminação

Assédio e discriminação contra empregados, não é aceito de nenhuma forma.

Saúde e Segurança

Colaboradores devem trabalhar em um ambiente saudável e com segurança, atendendo todas as normas aplicáveis que possam lhes assegurar a integridade física e saúde ocupacional.

Normas ambientais

Expectativas meio ambiente

Uma abordagem global inclui (mas não está limitado) a:

- Redução do consumo de energia e água;
- Redução de emissão de gases de efeito estufa;
- Aumento do uso de energias renováveis;
- Melhorar a gestão adequada dos resíduos;
- Treinamento de colaboradores;
- Cadeia de subcontratados e fornecedores.

Expectativa da Indústria

- A indústria espera que todas as responsabilidades ambientais sejam seguidas por sua cadeia de fornecedores, a fim de reduzi o impacto ambiental do ciclo de vida dos nossos produtos durante o seu ciclo.
- É esperado que as empresas participem efetivamente da proteção ambiental e reduzam assim o impacto ambiental causado por seus produtos.
- Normas ambientais de desenvolvimento, distribuição, utilização e eliminação/reciclagem devem ser considerados.